segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Texto - Pequeno Príncipe - Adjetivos, substantivos e parágrafos


O Pequeno Príncipe

Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, "Histórias Vividas", uma importante gravura. Representava ela uma jiboia que engolia uma fera. Dizia o livro: "As jiboias engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão."

Refleti muito então sobre as aventuras da selva, e fiz, com lápis de cor, o meu
primeiro desenho.  Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?"
Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações. 

As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2.  Tive pois de escolher uma outra profissão e virei piloto de avião. Voei, por assim dizer, por todo o mundo.

Exercícios:

1 - Encontrar 5 Adjetivos;

2 - Encontrar 6 substantivos comuns;

3 - Encontrar 2 substantivos próprios;

4 - Quantos parágrafos há no texto?


3 comentários:

  1. chatooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. muito chatooo mais e trabalho que saco

    ResponderExcluir